Além de sua piscina incrível, a Pousada do Alto me surpreendeu em vários pontos no quesito beleza. Sem dúvida, é a melhor pousada em Japaratinga.
Durante minha primeira visita ao litoral norte de Alagoas (em 2010), Japaratinga acabou ficando fora do roteiro, pois foquei toda a minha atenção na sua famosa vizinha Maragogi. Dessa vez, assim que pensei em voltar, coloquei Japaratinga como o primeiro destino da lista. Por incrível que pareça, o que despertou meu desejo pela cidade foram as fotos que vi da piscina da Pousada do Alto (dica preciosa de um casal de amigos que conheci durante outra viagem).
Sobre a Pousada do Alto
Do alto de um morro à beira mar com 120 metros de altura, a pousada guarda uma vista incrível para as piscinas naturais e praias de Japaratinga. A natureza marcante no entorno da pousada se mostra, a todo momento, em constante transformação de cores e belezas.
O objetivo da pousada é fazer com que os hóspedes se sintam em casa. Cá entre nós, eu não só me senti em casa, como desejei morar lá pra sempre!

Poltronas modernas e vista de tirar o folego
Assim como qualquer outra pousada com vista panorâmica, a Pousada do Alto não é pé na areia. Confesso que isso nem me fez falta, pois a vontade era não sair de lá pra nada.
Como chegar
Saindo de Maragogi: basta seguir a AL-101 sul, descendo o litoral. São 11,5 km de distância (aproximadamente 20 minutos de carro com trânsito bom).
Saindo de São Miguel dos Milagres: Uma dica super importante: siga a AL-101 norte, subindo o litoral até Porto de Pedras. Lá, você deve pegar a balsa que atravessa o rio Manguaba e seguir viagem pela AL-101 até a pousada. Essa é, de longe, a melhor opção (além da aventura de atravessar um rio de carro na balsa… rs). Fique bem atento, pois o GPS não leva em consideração a balsa e calcula uma rota com mais de 60 km, passando por Porto Calvo. Infelizmente, eu e Vini demos esse mole e o trajeto demorou muito mais do que o planejado (e nem passeamos de balsa ).
Saindo de Maceió: são aproximadamente 120 km de distância (2h com trânsito bom) de estrada boa e bem sinalizada.
Vai se hospedar em Maceió? Conheça o Maceió Mar hotel
Ao chegar em Japaratinga, fique atento na placa amarela indicativa do acesso exato para a estradinha de terra que te levará direto para a pousada.

Placa indicando o caminho para a pousada
Vale redobrar a atenção durante a subida, principalmente se for à noite, pois o pequeno caminho não possui iluminação.
Entrando na pousada
Logo que chegamos, um funcionário super gentil veio nos ajudar com as malas e, ao chegar na entrada da recepção, nos deparamos com essa imagem:

Tem recepção melhor do que essa?
Eu, que sou apaixonada por cachorros, nem preciso dizer o quanto amei esse sorriso de boas vindas, né? ♥.
Acomodações
A pousada possui apenas 12 suítes, o que garante total privacidade e exclusividade durante a estadia. Todas as acomodações possuem vista para o incrível mar de Japaratinga e para a Mata Atlântica. As suítes são divididas em 3 categorias:
- Suíte Charme – Quarto amplo, super arejado, cama king size, lençóis e toalhas de puro algodão egípcio, poltrona para leitura, tv led, canais a cabo, frigobar e wifi.
- Suíte Luxo – Igual à suíte charme, mais uma hidromassagem ao ar livre.
- Suíte cristal 360° – A pousada possui apenas uma suite nessa categoria (que fica em uma parte mais alta que as demais) e suas paredes são de vidro.
Nossa suíte
Nós ficamos na suíte charme, que, como o próprio nome já diz, é apaixonante e acolhedora, com decoração super fofa e cama deliciosa – daquelas que não dá vontade de levantar.

Nossa suíte charme
A varandinha com rede de balanço dá um toque a mais no quarto charme. Eu amo rede de balanço e confesso que, com essa vista, foi bem difícil levantar dela.

Tem coisa melhor do que o balanço da rede combinado com essa vista?
A varanda é super simples, mas quem liga pra isso quando se depara com essa vista?

Vista da varanda da suíte charme
A cor do mar muda de acordo com a posição do sol ao longo do dia. Como essas fotos foram tiradas assim que acordamos, o azul do mar ainda estava bem clarinho, mas (mesmo assim) impressionante para quem presenciou esse espetáculo.

Lindo nascer do sol visto da nossa varanda
Nós amamos o nascer do sol e, mesmo nas férias, sempre damos um jeitinho de acordar mais cedo para assistir esse espetáculo. Dessa vez, vimos o dia raiar direto da rede da nossa suíte. Foi mágico!
Piscina
Sim, eu amo piscinas e estava super ansiosa para conhecer essa aqui. Há quem diga que só a piscina já vale a hospedagem na Pousada do Alto.
Vai passar pelo Rio de Janeiro, conheça o La suite By Dussol

Piscina de borda infinita
O bom de você estar em um hotel exclusivo é que a chance de ficar sozinho(a) nas áreas comuns é muito grande. E foi exatamente isso que aconteceu com a gente – por horas, a piscina foi só nossa.

Relax na piscina rodeada de muito verde
Dependendo do ângulo da foto, o verde sai de cena e uma diversidade de tons de azul invade a piscina, o mar e o céu.

Piscina, céu e mar
Com um cenário tão fotogênico como esse, é impossível não tirar muitas fotos. Confesso que perdemos as contas de quantos cliques fizemos nessa piscina.
Áreas comuns
A pousada possui um bar em frente à piscina para que os hóspedes possam fazer seus pedidos mais facilmente, sem precisar se deslocar na área externa. Adorei a decoração rústica e colorida do bar

Bar que serve drinks e petiscos
Uma pequena academia (com paredes de vidro) está disponível para os hóspedes que não perdem o foco por nada, nem durante as férias (rs).

Academia para quem não perde o foco mesmo nas férias
A sala de leitura possui poltronas, diversas opções de livros e uma vista do mar de Japaratinga de tirar o fôlego. As paredes de vidro dão um toque especial ao ambiente.

Paredes de vidro e uma vista incrível
Outra sala anexa à de leitura também encanta com suas paredes de vidro, que descortinam uma paisagem cercada de verde.

Detalhes da deliciosa pousada em Japaratinga
A decoração da pousada combina objetos modernos com algumas antiguidades e diversas obras de artes (na sua grande maioria de artistas regionais).

Valorizando o artesanato local
Deck de madeira
Depois da piscina, sem dúvida o lugar que mais me encantou foi o deck de madeira. Uma construção incrível que possui duas partes: na primeira (bem em frente ao restaurante), espreguiçadeiras super diferentes estão disponíveis para relaxar enquanto a paisagem te deixa hipnotizado(a).

Eu passarias horas por aqui
Na segunda parte, foi construído um mirante enorme para que o hóspede se sinta ainda mais perto de toda essa natureza incrível que envolve essa pousada em Japaratinga.

Mirante da pousada em Japaratinga
É incrível como o mar muda de cor conforme a altura da maré. Na maré alta, a praia fica com o azul ainda mais turquesa.

A melhor opção de hospedagem em Japaratinga
Ao lado do deck, existe um chuveiro dentro de um corredor de árvores (para facilitar quem deseja pegar um solzinho nas espreguiçadeiras) e uma escultura com o mar ao fundo. Pequenos detalhes que fazem da Pousada do Alto a melhor opção de pousada em Japaratinga.
Gastronomia
A pousada possui o sistema de diária com meia pensão inclusa (café da manhã e jantar).
Café da manhã
O café da manhã é servido de forma personalizada, onde tudo é levado à mesa para que você tenha maior conforto e não precise se levantar durante o desjejum. Você pode escolher tomar o café dentro do restaurante (que, como outros ambientes da pousada, também possui paredes de vidro e uma vista incrível) ou no deck de madeira na parte externa.

Vista de tirar o folego na pousada em Japaratinga
A princípio, optamos pelo restaurante por conta do ar condicionado, mas não resistimos e solicitamos a transferência para a área externa.

Café da manhã de novela
Apesar do café ser servido individualmente (sem opção de buffet), são diversos pratos clássicos e regionais, sendo possível repetir o que você quiser. Estava tudo muito fresquinho e saboroso. Eu amei a tapioca de leite condensado com coco e o Vini amou a rabanada recheada.
Jantar
Apesar de ter uma cozinha regional, o restaurante tem forte influência das culinárias francesa e italiana, reunindo a sofisticação internacional com o sabor dos pratos tipicamente caseiros.
É necessário que você escolha antecipadamente o seu prato principal e marque uma hora aproximada para o jantar. Detalhe: a entrada e a sobremesa serão surpresa!!

Jantar incluso na diária
Nós escolhemos delicioso peixe crocante com molho de camarões, que estava um delícia. A entrada foi uma saborosa casquinha de aratu e, para sobremesa, torta de maçã com sorvete de creme.
Importante saber
- A pousada não aceita crianças;
- O restaurante abre para não hóspedes mediante reserva antecipada;
- Alugar um carro pode ser uma ótima opção já que a pousada fica no alto de um morro e se deslocar a pé pode não ser interessante;
- O wifi funcionou bem em todas as áreas da pousada;
- A pousada é pet friendly (Adoro isso!).
Valores e reservas
As diárias da Pousada do Alto começam em R$ 820,00 (valor em fev/2018) para a suíte charme, incluindo café da manhã e jantar. Confira aqui o valor atualizado e faça a sua reserva.
Endereço
Sitio Biquinha, s/n – Zona Rural, Japaratinga – Alagoas
Instagram: @pousadadoalto
A melhor pousada em Japaratinga
Sim! Na nossa humilde opinião, a melhor pousada em Japaratinga é, sem dúvidas, a Pousada do Alto. Vista incrível, funcionários super prestativos e atenciosos, piscina fantástica e comida saborosa formam o conjunto ideal para uma hospedagem inesquecível.
Veja mais da Pousada do alto no vídeo:
Nossa passagem pela Pousada do Alto foi inesquecível. Tudo era tão aconchegante e especial que não dava vontade de sair da pousada. O clima de paz e proximidade da natureza era maravilhoso. Espero que, assim como nós, você tenha uma fantástica hospedagem por lá. Te vejo na Pousada do Alto. ♥
*Estivemos na pousada do Alto a convite e relatamos nesse artigo nossa experiencia e opinião pessoal.
2 Comentários
Estou encantada com essa pousada, voce tirou todas as minhas duvidas com esse texto.
Fico muito feliz que tenha gostado 🙂