Ir ao Rio de Janeiro e não assistir ao pôr do sol na Pedra do Arpoador é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa; deveria ser algo completamente proibido! Não é à toa que o local está na minha lista “top five” de lugares mais bonitos para assistir ao pôr do sol no Brasil.
Onde ver o pôr do sol no Arpoador
A Pedra do Arpoador é o palco principal para o espetáculo, mas o pôr do sol nas praias de Ipanema e Leblon (que são continuação do Arpoador) também são de cair o queixo.
Ou seja, se você estiver de rápida passagem pelo Rio, vale ao menos dar um pulo no calçadão de uma dessas praias para acompanhar o espetáculo.
Reserve sua hospedagem com desconto no Rio de Janeiro
Pedra do Arpoador
A Pedra do Arpoador é uma formação rochosa localizada entre as praias do Diabo e Ipanema.
Historiadores dizem que o nome “Arpoador” é por conta dos diversos pescadores que, no período colonial, subiam na pedra para procurar as baleiras.

Para quem gosta de observar as paisagens por um ângulo diferente, a dica é fazer um passeio de lancha pelas praias da zona sul. Nós fizemos um passeio fantástico que sai da Urca em direção às Ilhas Cagarras e super recomendamos.

Como ir para a Pedra do Arpoador
Se você digitar “Pedra do Arpoador” em qualquer GPS, chegará sem problemas no lugar. Porém, vale lembrar que não tem estacionamento próximo à pedra. Se optar pela ida de carro, o ideal será estacionar na orla de Ipanema, mas já aviso que as vagas lá são super concorridas, principalmente nos finais de semana. Dica: evite ir de carro!!
Se sua escolha for o metrô, a melhor estação para descer é a General Osório (saída da rua Jangadeiros ou da própria praça). De lá até a pedra é uma caminhada de 15 minutos – confira no mapa abaixo..
A caminhada do metrô até a pedra pode ser feita por 2 caminhos: passando por dentro das ruas do bairro (caminho menor) ou passando pela orla de Ipanema (200 metros a mais). Caso opte pelo caminho mais curto, você deve passar por dentro do Parque Garota de Ipanema e já vai sair de frente para a pedra. Já o caminho mais longo tem apenas 200 metros a mais. A vantagem é que você caminhará pela orla curtindo a paisagem. Esse é sempre meu caminho preferido.
Uma dica super bacana é combinar um almoço ou um happy hour antes de curtir o pôr do sol e minha sugestão é o restaurante Masserini, que fica na orla de Ipanema e tem um visual muito bonito da praia.
O que fazer na Pedra do arpoador
Apesar de ser famosa pelo pôr do sol, o entorno da Pedra do Arpoador oferece diversas atividades. Subir na pedra para simplesmente observar o mar já é algo que, por si só, vale muito a pena. Além disso, o local é ótimo para meditar e fazer exercícios de respiração.
Aulas gratuitas de yoga também são oferecidas bem ao lado da pedra e, frequentemente, também ocorrem shows de música e eventos esportivos por lá.
Vale lembrar que existe uma estação de aluguel de bike logo na saída do Parque Garota de Ipanema. Ou seja, ir de bicicleta também é uma boa opção.
O pôr do sol mais bonito do Rio de Janeiro
Para chegar ao ponto mais alto da pedra, basta seguir os degraus formados na própria rocha. A caminhada é bem rápida e tranquila; mesmo quem não tem experiência em trilhas consegue fazer sem maiores problemas.
O cenário visto lá de cima é realmente de cair o queixo. Além das praias do Arpoador, Ipanema e Leblon, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea completam o visual de cinema.

Durante os finais de semana, principalmente no verão, a pedra do Arpoador costuma ficar lotada. Afinal de contas, todos querem assistir ao espetáculo.

Dica: chegue por lá uns 20 minutinhos antes do horário do pôr do sol. Assim você conseguirá andar com calma pela pedra e escolher um lugar estratégico para aguardar o espetáculo

São muitos os casais apaixonados que aproveitam para curtir o pôr do sol no Arpoador. Já vi alguns pedidos de casamento por lá e acho a ideia ótima. Fica a dica para quem está procurando um lugar inesquecível para o pedido, heim?
Pôr do sol no Arpoador no verão
Sem dúvida, o verão é a época em que a Pedra do Arpoador é mais disputada, já que a cidade está cheia de turistas. Apesar disso, vale lembrar que é no verão que o sol se põe no mar e deixa a vista ainda mais bonita.

Outra dica bacana é uma caminhada pela pedra. Certamente você vai achar um ângulo especial para suas fotos.
Pôr do sol Arpoador Inverno
Durante o inverno, o sol se põe atrás das montanhas, mas posso te garantir que o espetáculo continua lindo.

Independente da época do ano, é após o sol se esconder no horizonte que vem a parte mais bonita, quando o céu fica completamente alaranjado e reflete a luz na água.

Aplaudinho o pôr do sol
Sim! O pôr do sol no Arpoador merece palmas. Na verdade, muitas palmas! Não sei bem como essa icônica tradição começou, mas sempre me arrepio quando vejo a galera aplaudindo e se emocionando com esse pôr do sol. Confira no vídeo abaixo.
Que tal aproveitar para conhecer o Mirante do Leblon, Praia do Vidigal e o forte Duque de Caxias? Eu adoro esses lugares que estão fora do roteiro turístico e que encantam com sua beleza. Tenho certeza que vocês irão amar!

Espero que vocês tenham gostado da dica e que sua experiência por lá seja tão incrível como sempre é a nossa. Te vejo assistindo o pôr do sol no Arpoador!
6 Comentários
Coisa mais linda o por do sol no Arpoador, quero muito conhecer o Rio e estas dicas vão ajudar, pois adoro assistir pores do sol. Obrigada por compartilhar.
Assistir ao pôr-do-sol no Arpoador é um programa que todo mundo que visita o Rio tem que fazer. É o melhor local, sem dúvida e está entre os melhores sunsets que já vi no mundo.
Já fui 2x nos últimos 2 anos e acho que volto de novo pq nunca vi o pessoal aplaudindo hehehehe. Da 1a vez, cheguei de metrô e na 2a vez, estava hospedada ali perto e fui andando. Só achei meio esquisito sair de lá dps de Uber e acabei entrando em um hotel para chamar o carro com medo de ficar com o celular dando bobeira na rua escura… Ah, foi ali que experimentei Biscoito Globo pela primeira vez!
Ola Fe,
Um bom motivo para voltar!!! Agora vende biscoito O Globo por todo lado
Beijinhos
Sem palavras para essas fotos .. um espetáculo de tão lindo. Ainda não tive a chance de ver o pôr-do-sol do Arpoador ao vivo, mas já quero. =)
Tenho certeza que sera inesquecível pra você.
Beijinhos